
Se você tem entre 18 e 30 anos de idade, ensino médio completo, quer aprender francês e desbravar a Europa, seja um au pair na França!!!!
Ser um au pair na França é muito mais do que comprar um programa de intercâmbio barato.
Sendo au pair você não terá gastos com escola, alimentação, alojamento e ainda será remunerado por uma família anfitriã. Em troca você ajudará no cuidado de crianças e na divisão de pequenas atividades domésticas.
Este programa é só para mulheres?! Não!! Na França cuidar de crianças não é visto como uma atividade exclusivamente feminina. Homens também estão incluídos neste programa de intercâmbio.
Aliás, todos os sexos e gêneros são bem vindos! Basta apenas encontrar a família adequada.
É seguro? Muito! A escolha da família, a remuneração, as atividades previstas pelo intercambista na casa, o seguro e a escola de idiomas; tudo isso é registrado via contrato e apresentado no consulado francês durante o pedido do visto de estudante.
Isto quer dizer que todos os trâmites ou obrigações são firmados antes da chegada no país europeu, garantindo segurança para o intercambista e para a família que lhe acolherá.
Siga abaixo o passo a passo para se tornar um au pair e tenha um mundo de possibilidades!
Como ser au pair na França
Ser au pair na França é muito mais fácil do que você realmente imagina. Enquanto um programa de intercâmbio tradicional exige uma grande quantia em dinheiro para financiar escola, alimentação e hospedagem, num programa au pair você terá gastos praticamente com pequenas burocracias.
Viver na França: Entenda o Processo
Percorrer as ruas de Paris, curtindo os bares e festas na Bastille e tirando aquela foto instagramável de frente para a Torre Eifel ou às margens do rio Sena.
Curtir as belas praias do litoral francês, a famosa Costa Azul.
Conhecer as paisagens bucólicas do interior francês e quem sabe aprender novas atividades com uma família no campo! Tudo isso aprendendo francês.
Sim! Você pode sendo um au pair!
Para tanto você precisa percorrer os seguintes passos:
- Passaporte dentro do prazo de validade.
- Visto au pair francês. No Consulado da França, você preencherá um formulário de solicitação para au pairs não europeus.
- Contrato assinado com a família anfitriã, aprovado pela DREETS (Regional directorates for the economy, employment, labor and solidarity) destacando o valor de mesada, as horas de trabalho, o seguro saúde e os períodos de folga.
- Ficha de antecedentes criminais limpa que deverá ser solicitada na delegacia de polícia mais próxima de sua casa.
- Certificado de conclusão do ensino médio, técnico ou equivalente.
- Seguro saúde assinado pela família anfitriã.
- Carta de motivação escrita pelo solicitante e que justifique o quanto é importante o francês em sua vida.
- Confirmação da inscrição na escola de língua francesa, com duração mínima de 3 meses.
Au Pair na França: Quanto custa o processo
Sim, sua família na França garantirá sua alimentação, alojamento (um quarto da casa será só pra você) e pagará o seu curso de francês. Porém, para chegar até a Europa você vai precisar fazer uma planilha de custos.
Principais gastos que você au pair terá que desembolsar:
- Se você não mora em Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo, o primeiro passo é comprar uma passagem até essas cidades onde ficam os Consulados da França. Acompanhe os sites de busca por passagens aéreas, como o Google Flights ou Skyscanner. Os preços são ótimos!
- Visto de estudante no Consulado Geral da França no Brasil: 99 euros.
- Passagem para França. Pesquise também pelo Google Flights ou Skyscanner.
- Seguro de saúde: 200 euros.
- Compre apenas 1 mochila de 50 litros (Sim!! Você vai viajar muito pela Europa, pagando muito barato, mas sem despachar bagagem!)
- Leve no máximo duas calças e um bom casaco para as primeiras semanas (roupas de frio na Europa, por incrível que pareça, são muito mais baratas que no Brasil!!).
- 150 a 200 euros para as suas primeiras semanas.
Qual é a idade permitida no processo de Au pair?
Para ser um au pair você tem que ter entre 18 e 30 anos, com o ensino médio ou equivalente completo e conhecimento básico de francês.
Qual é o salário do programa?
Um au pair recebe em média 320 euros por mês para uma jornada de 30 horas semanais e direito a 2 semanas remuneradas por cada 6 meses. Seguro saúde e custos com o curso de idiomas fica a cargo da família. Um programa de intercâmbio au pair tem a duração média de 6 a 12 meses, podendo ser prorrogada até 24 meses.
Depoimentos de intercambistas na França
Fernanda, 24 anos, ex-vendedora de loja e atual secretária bilíngue
Fazer um intercâmbio au pair na França foi uma experiência sensacional! Foram 12 meses maravilhosos!
Além de voltar ao Brasil falando, escrevendo e compreendendo fluentemente a língua francesa, tive a oportunidade de conhecer a fundo a cultura do país, coisa que seria quase impossível se não morasse junto com a minha família anfitriã.
Fiz muitas amizades e também visitei vários países durante as minhas semanas de folga e nos finais de semana. Hoje, em Salvador, não trabalho mais como vendedora. Com a fluência no francês estou atuando como secretária bilíngue numa multinacional e dando aulas de francês particulares nas horas vagas.
Minha vida mudou absolutamente para melhor! E olha que morria de medo de voltar para o Brasil desempregada e sem encontrar vagas de vendedora de loja. Trabalhava em loja de shopping antes de ser uma au pair.
Hoje me sinto muito mais motivada e pretendo o quanto antes entrar numa universidade. Estar em contato com museus e galeria de artes me despertaram a vontade de fazer faculdade de arquitetura!
Roberto, 25 anos, economista atuante no mercado financeiro
Me formei há 3 anos, mas não passava em nenhum processo seletivo porque não tinha uma língua estrangeira fluente. Me sentia muito desmotivado porque minha família nunca teve condições de pagar um curso de idiomas e o que aprendia na escola era muito pouco.
Sempre soube que o intercâmbio era o caminho mais fácil para aprender uma língua estrangeira, mas cada vez que procurava uma agência minha frustração aumentava porque desempregado jamais poderia desembolsar uma quantia tão alta em dólar ou em euro e que me financiasse por 1 ano ou 6 meses, com casa, alimentação e escola.
Até que conheci o programa au pair!! E minha vida mudou!!! Fiquei por 6 meses na casa de uma família muito acolhedora em Nice, auxiliando nos serviços domésticos e ajudando no cuidado de duas crianças de 9 e 10 anos.
Foi uma experiência única! Agora, de volta ao Brasil, além de ter um olhar muito mais amplo sobre a vida, sei me expressar muito bem com a língua francesa e finalmente fui inserido no mercado de trabalho!!
Estou muito feliz numa empresa de mercado financeiro. Como o regime de trabalho é home office, meu próximo plano é me aprofundar no inglês nos Estados Unidos ou na Inglaterra!
Letícia, 20 anos, ex-atendente de telemarketing e atualmente empreendedora
Sempre fui estudiosa e interessada, mas tive que trabalhar desde cedo para ter coisas além do básico como roupas, passeios, etc. Trabalhava como atendente de telemarketing desde os 17 anos. A rotina era muito pesada, o salário era ok, mas sempre soube que para sair dessa situação teria que me qualificar de alguma forma.
Até que num fim de semana, fazendo pesquisas aleatórias na internet, descobri o intercâmbio au pair e vi que realmente estava dentro da minha realidade! Me inscrevi num curso de francês num projeto comunitário perto da minha casa, consegui ter noções básicas de francês e segui todos os passos para ser uma au pair.
Em 6 meses consegui juntar o valor da passagem de avião e os custos com passaporte, visto e seguro saúde! Fiz a inscrição no Aupair.com e… tchanram!!!! Virei uma au pair!
Foi um ano maravilhoso!! Uma experiência fantástica!! Voltei me sentindo muito mais independente, com vários sonhos e metas!
Decidi empreender e hoje atuo como guia turística, fazendo o meu próprio horário e atendendo famílias francesas que vêm conhecer o Rio de Janeiro!
Minha meta é daqui a 3 anos montar minha própria empresa, contratando guias bilíngues!
Isaque, 18 anos, estudante
Fui criado muito dentro de casa e quando terminei o ensino médio não tinha a menor ideia e perspectiva sobre o que faria da minha vida. Estava tão perdido que nem o ENEM tentei.
Essa sensação foi me deixando deprimido. Até que um dia, por acaso, encontrei um anúncio no Google sobre intercâmbio au pair e fui ver qual é. Meu francês não era dos melhores. Convenci meus pais a ficar pelo menos 3 meses para aprender melhor a língua!
Esses três meses acabou virando um ano! Foi muito bacana ter responsabilidades dentro de uma casa e ver o cotidiano de uma família francesa. Nessa convivência, além do cuidado com as crianças (uma menina de 12 e um menino de 13 anos), fui ganhando muito gosto pela culinária.
Tive muita sorte de cair numa casa onde todos sabem apreciar uma boa comida! Esse contato me fez despertar para minha principal vocação: a gastronomia! Atualmente curso a faculdade aqui em São Paulo, mas já é meta me especializar na França! Merci, Paris!!
Número de intercambistas brasileiros aumentou cerca de 18% em 2022
De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, o aumento se dá sobretudo com o nível de profissionalização mais apurado das agências especializadas.
No segmento au pair, a empresa Mãe tô na França realiza toda uma preparação, por meio de uma plataforma online, que vai desde o planejamento financeiro e geração de renda para o custeio das burocracias com o visto de estudante e compra de passagem aérea, até como construir um perfil atrativo para as famílias intercambistas.
E você?! Seja um au pair! Aprenda francês e conquiste o mundo!!!!!